quarta-feira, 20 de março de 2013

Túnis: a porta da África

Bem vindos à capital da Tunísia!

Considerada a mais bem conservada cidade árabe antiga, é também uma moderna metrópole em expansão. Isso percebe-se pelas inúmeras áreas em construções na cidade.

Também conhecida como a porta da África. Por quê? Por estar no Noroeste do país mais ao norte do continente africano. E já que estamos falando em porta, apresento a vocês a Porte de France.


Em árabe, a Bab el Bahr (Portão para o mar) recebeu esse nome porque antes da chegada dos franceses no séc. XIX, esse ponto era só um campo aberto até o lago de Tunis. Depois, o monumento tornou-se um símbolo, que separava a parte oriental e a parte européia da cidade (por isso também é conhecido como Porte de France).

Até hoje nota-se essa divisão. De um lado, está a Medina e seu emaranhado de vielas. Do outro, a avenida principal de Tunis.

Todas as principais cidades do mundo tem aquele monumento que a torna conhecida. Brandemburger Tor em Berlim, Coliseu em Roma, Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Estátua da Liberdade em Nova York... E, assim como o Arc de Triomphe é uma extremidade de uma avenida muito ryca em Paris, a Porte de France também tem sua "Avenue de Champs Élisées": a Avenue Habib Bourguiba. É lá que se encontram os cafés chüqs e as lojas que fazem qualquer cartão de crédito chorar: Zara, Mango, Mac e todas as outras que não pertencem ao meu salário! Caminhar por ela é um exercício que toda mulher deveria fazer, principalmente aos sábados de manhã! Ainda não sei bem a extensão dela, mas é grande o suficiente para abrigar teatro, hotéis, igrejas e muita história! Mas isso merece um post especial...

Um comentário: