quinta-feira, 14 de março de 2013

Medina

Um passeio pelo Centre Ville de Tunis pode te fazer sentir na Europa, na China, no Paraguai e na África, tudo separado por alguns passos. Do luxo dos cafés e das lojas chüqs da Avenue Habib Bourguiba, aos mercados de tecnologia, passando pelos melhores "centro de negociação": a Medina!

Passando pela "Porte de France", se avista um pequeno comércio e a entrada de uma viela.


Olhando assim, parece apenas uma lojinha barata. Umas roupas penduradas, uns objetos e souvenirs. Mas adentrando na "viela", um mundo novo surge: o mercado típico.


Visitar a Tunísia e não ir à Medina é o mesmo de não ter vindo. Lá se encontra a cultura tunisiana mais autêntica. É um labirinto, ruas estreitas que oferecem todo tipo de artigo: roupas, especiarias, souvenirs, objetos de decoração, comida, bebida... de tudo se encontra lá dentro!

A atmosfera também contribui! Você vê gente de todo tipo, com pressa, ou só admirando... Escuta árabe o tempo todo, música típica... É como mergulhar num mundo diferente, como a gente (pelo menos, eu) via nas novelas da Globo.

O que se encontra em abundância:


  • Tapetes de reza, de todo tipo, tamanho e cor;
  • Bolsas, muitas bolsas! Daquelas típicas até cópias de Louis Vuitton;
  • Lenços e véus: de toda cor e de vários preços. Agora eu entendo porque as muçulmanas, cada dia, aparecem com um véu diferente na cabeça;
  • Roupas típicas: das mais simples, a serem usadas diariamente, até aquelas usadas em cerimônias de casamento. (e é tããããão barata que eu já estou pensando em comprar várias e usar! Vai sair mais barato que usar roupa "normal"!);
  • Todo tipo de condimento;
  • Artigos para a cerimônia de casamento (roupas, sapatos, jóias, e até a "bandeja" usada no processo de fazer a Hena na mão da noiva);
  • Objetos de decoração: dá para montar uma casa com tudo que sai de lá! Tem móveis, tapetes, quadros, enfeites, tudo que se pode imaginar!
  • Souvenirs: tudo aquilo que a gente põe na mala para dizer que lembrou da pessoa. Ímãs, postais, chaveiros, camelinhos (que são MUUUITOOOO FOFOOOSS!!), narguiles...
  • Comida: sim, tem muitos doces e até lugares para se apreciar uma típica comida tunisiana;
  • Cafés de sheesha (só vi homens lá, então deduzi que era um desses cafés masculinos).
Comparado aos outros pontos turísticos que já visitei por aqui, lá é muito mais barato! E ainda há a vantagem da pechincha! Na maioria das "lojas" não há preço marcado na mercadoria. E para turistas, os preços disparam! Mas se você fala francês, já é uma vantagem. E negocie, sempre! O preço inicial sempre pode cair um pouquinho.

Leve dinares, a moeda local. Atualmente a cotação Euro-Dinar é 1€ = 2 TND (aproximadamente). Por isso, para tentar lucrar um pouco, um produto que custa 10 TND pode ser oferecido por 8€. O que, se for feita a conversão, acaba saindo mais caro às vezes. E cuide do seu dinheiro. Não fique exibindo, nem abrindo carteira. Sinceramente, eu não percebi nada suspeito. Mas nunca é demais tomar cuidado, né?!

E quanto mais você adentra, mais coisas aparecem! No fundo, ainda tem mesquita, cafés, museus e outros lugares para serem visitados.
A visita que fiz lá foi um pouco rápida, porque tinha outros compromissos. Mas pretendo voltar muito lá, tem tanta coisa a ser explorada!

Não sei porque saí com essa cara, isso era gostoso!




Um comentário:

  1. Adorei o blog, Leka! Super bacana! o/ Parabéns! Continue nos contando tudo sobre estes lugares maravilhosos! Boas viagens! rsrs Bjoks

    ResponderExcluir