domingo, 3 de março de 2013

A praça que mudou de nome

No Centre Ville, o coração da cidade, se encontra o grande relógio da Place 7 Novembre 1987. Ou melhor...

Na primeira vez que fui ao Centre Ville, sozinha, me aventurei no ônibus. Fui sozinha, com meu mapa na mão, muito medo e muita coragem ao mesmo tempo. Pedi ao trocador que me avisasse quando chegasse ao ponto na Place 7 Novembre, pois era o começo da Avenida Principal da cidade. E ele não entendia o que eu queria. Até que eu mostrei meu mapa e apontei o local. Foi quando ele me explicou que, na verdade, algumas coisas mudaram.

7 de novembro de 1987 foi o dia em que o então presidente da Tunísia, Habib Bourguiba, considerado incapaz de governar, foi substituído pelo primeiro-ministro de seu governo, Zine El Abidine Ben Ali. Durante o período de seu poder, pode-se dizer que a Tunísia vivia uma ditadura. Houve sim um crescimento econômico notável e importante para o país, onde o turismo ganhou mais destaque e também houve um estreitamento na relação com a União Européia. Mas o presidente era acusado de perseguir a oposição, além de fatos como a alta taxa de desemprego, a inflação e a corrupção no governo, que desencadearam em uma revolução.
O estopim foi quando um jovem, vendedor ambulante, ateou fogo no próprio corpo, ato causado pelo seu desespero ao se ver afundando em dívidas com o governo e sem conseguir licença para trabalhar nas ruas. Isso tudo que eu contei vocês já ouviram, pelo nome de Primavera Árabe.

Bom, esse ato do jovem, de "se queimar", causou no país uma série de manifestações que, apesar da repressão, levaram o presidente Ben Ali a fugir para a Arábia Saudita. Esse dia, 14 de janeiro de 2011, foi marcante e uma revolução para a história política da Tunísia.

Por isso, a antiga Place 7 Novembre 1987 agora se chama Place 14 Janvier 2011.


PS: Não confie no seu mapa de edição 2008, ele pode estar desatualizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário