domingo, 17 de março de 2013

Sidi Bou Saïd

Fim de semana, sol, temperatura elevada... É o suficiente para eu e a Vê embarcarmos em mais uma de nossas aventuras!

Repetindo o ritual de pegar o trem no Centre Ville, dessa vez com outro destino: Sidi Bou Saïd. O vilarejo se localiza no Banlieue Nord de Tunis. E sua principal característica é que todas as casas são brancas, com janelas e portas azuis.



Bom, chegando lá, já estávamos preparadas para enfrentar uma boa caminhada (com nosso sempre excelente preparo físico). Começamos a subir as ladeiras, que lembram muito as de Ouro Preto, e já nos deparamos com um Souk (tipo uma feirinha de artesanato).

Atenção, turistas: nesses Souks estrangeiros são alvo fácil. Você chega para perguntar o preço, e eles abusam mesmo! Negocie sempre, porque o preço que eles vão dizer é, no mínimo, 60% a mais do valor real do produto. E se não for comprar, saia andando sem se render ao vendedor. Eles vão te perseguir (como fizeram com a gente) até te convencer a comprar. E os produtos que vendem lá também são vendidos na Medina, a um preço muito mais acessível.

Continuando o passeio, depois de uma pausa para forrar o estômago, terminamos de subir a infinita ladeira e chegamos ao nosso alvo: o Cafe des Délices. 



Entramos nos achando AS DIVAS! Um dia lindo, uma vista maravilhosa do Mediterrâneo, suquinho de laranja (que custou OS OLHOS DA CARA!!!) e muitas gargalhadas! Admirando os "pobres" que chegavam em suas lanchas no cais.





Depois da sessão de fotos (e do assalto para pagar o mísero suco de laranja que tomamos), fomos ao "Mirante dos Pobres" (como batizou a Vê). Cenário sensacional para fotos! E para admirar a cidade toda do outro lado!





De volta às ladeiras, entramos na Dar el Annabi House. É uma casa típica tunisiana, que foi "transformada" num museu. Lá também fizeram uma exposição sobre o casamento típico tunisiano, então tinham noiva, noivo, o ritual da Hennah. Pagamos 3,500 dinares para entrar e ganhamos um Thé de Menthe. Estava gostoso, mas as pessoas aqui não costumam colocar açucar nas coisas! Bom, lá vimos a biblioteca da família, sala de reza, o pátio, tudo do jeitinho que imaginamos ser uma casa árabe.







Lá também tem um panorama. Você sobe todas as escadas possíveis e chega no telhado da casa. É a coisa mais linda, ver de cima aquele mar de casinhas brancas e azuis... e o mar Mediterrâneo ao fundo. Se o vento tivesse contribuído, as fotos ficariam ainda mais lindas.




E depois de muito cansaço, voltamos para a agitada Tunis.

O que marcou? Além da sensação de estar numa Grécia, a grande quantidade de mulheres de burcas que vimos. Mas daquelas que realmente cobriam tudo: usavam luvas e só deixavam os olhos à mostra. Também a quantidade de famílias, que estavam por lá fazendo o passeio de domingo!
E, claro, pela primeira vez ter mostrado meus braços para a Tunísia! Bendito Sol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário