domingo, 24 de fevereiro de 2013

Choque

Quando você sai do Brasil para um país africano e islâmico, o que se pode saber é: você vai levar um choque!

O choque cultural aqui é um pouco grande. Confesso que realmente não senti nada extremo ainda. Há sim as mulheres que andam com véu cobrindo o cabelo. Mulheres de burca só vi umas 2 ou 3. Bem, depois da Primavera Árabe (em breve farei um post explicando melhor a situação política/religiosa daqui) muita coisa mudou. O país continua machista, como: em alguns, quase maioria, dos cafés não podem entrar mulheres; e em algumas situações pode-se perceber que os homens são mais respeitados. Aqui em Tunis isso não é tão perceptível, mas dizem que nas cidades menores ainda há muita diferença homem/mulher.

Um choque grande que eu levo é sobre a adaptação à vida de capital. Eu cresci e sempre morei em cidades pequenas, onde a locomoção é fácil e não há muitas formas de se perder. Estar na capital, onde dependo de carro/ônibus/táxi para tudo às vezes me deixa bem nervosa! Para mim, tudo é muuuuito longe! O trânsito aqui é uma loucura, milhões de pessoas passando para todo o lado. Foi bem chocante me ver perdida no meio disso tudo.

Mas o grande e maior choque com certeza é o TÉRMICO! É ínacreditável pensar que eu estou sentindo TANTO frio na África! Eu já morei em lugar que neva e já enfrentei frio de -22º. Mas o frio que eu sinto aqui é algo que eu nunca senti na minha vida! A temperatura aqui varia de 5º a 13º. Mas devido à altíssima umidade, a sensação térmica é negativa (e muitissimo abaixo de zero). E o vento é tão gelado que parece que tem 5 canivetes perfurando cada poro do meu corpo! Eu já estou pensando seriamente que sofro de reumatismo, porque hoje o frio e vento foram tão intensos que, apesar de estar completamente encapotada de roupas, meus joelhos e minhas pernas travaram e doíam muito! A ponto de eu chegar a não conseguir andar direito! Tiveram que me levar para um lugar aquecido e massagear um pouco minhas pernas para eu conseguir voltar a senti-las!

Uma coisa que eu nunca imaginei que diria: aaah, como eu queria um raiozinho de sol!

2 comentários:

  1. mas vc sofre preconceito por ser mulher?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nunca passei por situações de preconceito. Sofro muito assédio, principalmente quando descobrem que sou estrangeira. Nunca me tocaram, mas é muito assédio!
      Mas não me trataram mal ou desrespeitaram por ser mulher.
      O país é muçulmano, mas é bem liberal (na medida do possível). E, como eu disse, aqui em Tunis a diferença homem/mulher não é tão gritante quanto nas cidades pequenas.

      Excluir