Quando você sai do Brasil para um país africano e islâmico, o que se pode saber é: você vai levar um choque!
O choque cultural aqui é um pouco grande. Confesso que realmente não senti nada extremo ainda. Há sim as mulheres que andam com véu cobrindo o cabelo. Mulheres de burca só vi umas 2 ou 3. Bem, depois da Primavera Árabe (em breve farei um post explicando melhor a situação política/religiosa daqui) muita coisa mudou. O país continua machista, como: em alguns, quase maioria, dos cafés não podem entrar mulheres; e em algumas situações pode-se perceber que os homens são mais respeitados. Aqui em Tunis isso não é tão perceptível, mas dizem que nas cidades menores ainda há muita diferença homem/mulher.
Um choque grande que eu levo é sobre a adaptação à vida de capital. Eu cresci e sempre morei em cidades pequenas, onde a locomoção é fácil e não há muitas formas de se perder. Estar na capital, onde dependo de carro/ônibus/táxi para tudo às vezes me deixa bem nervosa! Para mim, tudo é muuuuito longe! O trânsito aqui é uma loucura, milhões de pessoas passando para todo o lado. Foi bem chocante me ver perdida no meio disso tudo.
Mas o grande e maior choque com certeza é o TÉRMICO! É ínacreditável pensar que eu estou sentindo TANTO frio na África! Eu já morei em lugar que neva e já enfrentei frio de -22º. Mas o frio que eu sinto aqui é algo que eu nunca senti na minha vida! A temperatura aqui varia de 5º a 13º. Mas devido à altíssima umidade, a sensação térmica é negativa (e muitissimo abaixo de zero). E o vento é tão gelado que parece que tem 5 canivetes perfurando cada poro do meu corpo! Eu já estou pensando seriamente que sofro de reumatismo, porque hoje o frio e vento foram tão intensos que, apesar de estar completamente encapotada de roupas, meus joelhos e minhas pernas travaram e doíam muito! A ponto de eu chegar a não conseguir andar direito! Tiveram que me levar para um lugar aquecido e massagear um pouco minhas pernas para eu conseguir voltar a senti-las!
Uma coisa que eu nunca imaginei que diria: aaah, como eu queria um raiozinho de sol!
mas vc sofre preconceito por ser mulher?
ResponderExcluirNão, nunca passei por situações de preconceito. Sofro muito assédio, principalmente quando descobrem que sou estrangeira. Nunca me tocaram, mas é muito assédio!
ExcluirMas não me trataram mal ou desrespeitaram por ser mulher.
O país é muçulmano, mas é bem liberal (na medida do possível). E, como eu disse, aqui em Tunis a diferença homem/mulher não é tão gritante quanto nas cidades pequenas.