terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Três continentes em um dia


Foram 36 horas de viagem, desde que saí de casa até chegar ao meu novo lar em Tunis.

Começando a jornada:
Saí de Ponte Nova rumo a Belo Horizonte de ônibus com mamãe. Na rodoviária, pegamos a conexão para o aeroporto de Confins. Esperamos umas 4 horas lá. E no meio dessa espera, eis que surge o cantor da banda Araketu com alguns outros integrantes, ali do nosso lado! Eu, como boa micareteira que sou, não podia deixar de tietar um cantor de axé (obviamente!!). Na hora eu não lembrava o nome dele por nada! Mas agora eu lembro: é Tatau! 

 Entrei para a sala de embarque e lá conheci o Breno, um intercambista do Rotary que está indo para a Suécia. Como nosso voo para Guarulhos era o mesmo, ficamos conversando até a hora do embarque. O voo foi tranquilo, nada de novidade (nem comida boa).

De um para o outro:
Em Guarulhos, uma tarde de mofo! Eu e o Breno chegamos e fomos atrás da companhias para fazer o check-in. Fomos na AirFrance, mas só ia começar às 15h. Atravessamos o aeroporto para ir na Lufthansa, e lá só ia começar às 16h! O jeito era esperar! Demos uma passeada por umas lojas de souvenir, para ver se tinha algo interessante para ele levar para a Suécia... E, como ele mesmo disse, “com o preço desse chaveiro eu pago outro intercâmbio!” Uns parentes dele vieram se despedir. Depois, ficamos lutando bravamente com a internet, para tentar uma conexão boa. Doce ilusão! Caía toda hora e o sinal era horrível! Depois de dar o braço a torcer, fomos comer (forçados, porque não estávamos com fome. Mas era ali ou só no voo!) Fizemos os check-in (o meu demorou horas porque a máquina resolveu parar de funcionar justo na hora de imprimir meu bilhete) e voltamos a nos encontrar para despedir.


Entrei na sala de embarque e, como ainda tinha 2 horas livres, fui tentar uma conexão. E tchanaan: a conexão da internet era maravilhosa! Agora me responde: por que não colocar um sinal bom lá fora também!!?? Enfim, chamaram meu voo para o embarque. Uma fila quilométrica se formou em segundos! Apesar disso, foi bem rápida a entrada.


Atravessando o oceano:
O voo atrasou meia hora só, ainda bem! O problema desses voos internacionais é que, para chegar na classe econômica, você tem que passar pelas upper classes...e oooh,ô vontade de ficar por ali! Poltronas espaçosas, com lamparinas, TV grande, um luxo só! Não era metade de uma aeronave Lufthansa (essa sim, é incomparável! Até a classe econômica é boa! A cadeira reclina direito, é até espaçosa...e sem contar que parece uma mansão voadora!) Mas, de volta à realidade! Eu caminhava, caminhava e nunca chegava na minha poltrona (e deviam ter umas 700 pessoas no avião)! Daí, quando cheguei no final do avião, vi que minha poltrona era na última fileira e no meio! Bom, pelo menos eu estava bem perto do banheiro e da cozinha
Mas o engraçado desse voo é que a todo momento (e isso eu digo desde o check-in no aeroporto) os funcionários só falavam francês comigo! Eu devo ter convencido mesmo com minha cara de francesa e minha fluência no idioma (#sóquenão)! Isso foi bom porque logo no início distribuíram um menu com o que seria servido. E aí eu descobri que entre as bebidas que seriam servidas à vontade se encontrava o néctar dos deuses: SUCO DE MAÇÃ! Como a passagem não foi barata, eu precisava fazer valer cada centavo pago! Por isso, dei um prejuízo gigante para a AirFrance porque eu sozinha devo ter tomado uns 7 litros de Jus de Pomme. Eu pedi TANTO (e usando todas as frases que eu sei para pedir alguma coisa em francês) que na metade do voo, quando eu chamava um comissário, ele já vinha com a garrafa de Jus, pronto para me servir! Isso que eu chamo de eficiência!
Bom, como a poltrona era bem desconfortável, porque só inclinava uns 2º, eu não conseguia dormir, por mais cansada que estivesse! Mas como eu estava empolgada “esbanjando” meu français, resolvi explorar a programação disponível no sistema de entretenimento. Assisti todas as séries divertidas (How I Met Your Mother, Friends, The Big Bang Theory, Modern Family, Two and a Half Man e umas outras) e filmes em francês. Recomendo assistir, porque é uma experiência hilária! É tipo assistir A Usurpadora em espanhol (um choque, sabe)! E ainda fiquei brincando de uns joguinhos de conhecimentos gerais que me divertiram muito!
Mas o bom mesmo foi a comida! Logo no começo eles distribuíram uma bandejinha com uns salgadinhos. E eu estava com muita fome (porque tinha só comido um salgado a tarde), devorei logo tudo e do menino que estava do meu lado (ele não queria e me ofereceu! Eu sou boquinha nervosa, não ia recusar comida!) E não se passou muito tempo e já serviram o jantar (que foi devorado!)


O café da manhã também foi reforçado, com iogurte, frutas e tudo mais!

De Novo no Velho Continente:

A passagem por Paris foi rápida. Quando eu cheguei e tinha que ir para o outro portão de embarque fazer a conexão, avisto o que para mim era o paraíso: um lounge com uns sofás mais do que super confortáveis! Me atirei ali e não queria mais sair. A sorte é que dentro da sala de embarque também tinham várias áreas assim!
Continuei gastando meu francês no voo! Eu já estava esgotada e pesquei quase o tempo todo. Só acordei para comer! Mas dessa vez me decepcionei. A comida não estava boa! Eu nem sei o que era, mas era algum tipo de carne/peixe cru com uma coisa que imitava arroz, mas parecia alpiste com umas sementes estranhas. Mas a fome falou mais alto!


Bom dia, África:
Logo no pouso, dá para ter uma vista linda do Mediterrâneo e de Tunis. 


Mas assim que pousamos, começou a chover muito! Passei sem problemas pela alfândega e rezei pelas minhas malas. Ainda bem, elas chegaram inteiras! E ensopadas, por causa da chuva! O Mehdi, VP ICX da AIESEC Medina já estava me esperando com um outro menino (que eu esqueci de perguntar o nome). Eles me trouxeram de carro até o apartamento onde vou morar pelos próximos meses. Mas o cansaço tomou totalmente conta de mim e ainda nem pensei em nada! Essa semana promete!

Um comentário:

  1. Aii Lekaa... q legal!!
    =)
    Curti 1000x essa sua ideia do blog de viagem viu?!
    vou ficar por dentro de tudo ever!
    hehehhe
    Divirta-s princess (#sóquenão!) =P

    ResponderExcluir