segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Deserto do Saara - Começando a aventura!


E para celebrar 23 meses juntos (mas fingindo que eram 24, para dar mais emoção), eu e o Gui nos aventuramos num fim de semana "romântico": um passeio no Deserto do Saara!

Era uma sexta-feira e, às 9h da manhã, fomos à Gare de Tunis pegar o trem para Tozeur, no sul do país.
Pegar um trem na Tunísia era algo que merecia um post à parte! Sabe os ônibus do Rio de Janeiro, com gente entrando para vender biscoito, as “comadres” fofocando sobre a vida das patroas e os “manos” ouvindo funk na maior altura?!?! Pois é, agora substitua os vendedores pelos controladores de ticket e pelas crianças gritando, as comadres pelas pessoas que fofocam sobre qualquer coisa em árabe e os manos pelos tunisianos que ouvem música árabe no volume máximo no celular. E isso porque a gente estava na primeira classe!


E assim foi nosso dia! Uma longa viagem de 9 horas. O que me chamou a atenção durante esse tempo foi que, à medida que íamos descendo o país, a paisagem mudava. Não se via mais aquela loucura de Tunis. As estações eram menores, mais simples e dava para ver pessoas bem humildes que moravam por ali. E o clima ficava cada vez mais seco! Ainda bem que eu tinha levado água e soro fisiológico, senão minhas vias aéreas tinham ido pro saco! A poeira também aumentava e eu já tinha a sensação de estar no deserto!

Chegando no destino final, pegamos um taxi para o hotel. O taxista, que foi o único realmente honesto que encontramos por lá, nos mostrou alguns lugares da cidade no caminho. Eu nem prestei muita atenção, porque estava muito cansada, com fome e só queria um banho! Quando chegamos no hotel, a gente se sentia entrando num cenário de mil e uma noites. Tinha uma piscina, vista para um desertinho, lounge... Daí entramos no quarto...




Meu Deus, o quarto! Parecia uma suíte de Ali Baba! Tinha uma cama que foi a maior que eu já vi na minha vida! Não era “king size”, era um size que eu nem sei se existe! Cabiam 5 de mim na cama (nós fizemos o teste e tiramos foto para comprovar fisicamente)! E tinha banho quente e com chuveiro na parede! Foi o primeiro banho normal que eu tomei na África.





Como nosso pacote era half-board (café da manhã e jantar), eu já estava ansiosa pela primeira refeição... E não me decepcionei.

O jantar era um verdadeiro banquete! Primeiro a sopa típica tunisiana, que parece muito canjiquinha! Depois a salada. Em seguida o prato principal, que foi um frangossauro à la RU, com batatas fritas, salada e arroz. E ainda tinha a sobremesa! Nem preciso falar que minha pancinha foi totalmente bem cultivada, né TT?

Uma boa noite de sono (na cama MARAVILHOSA) para repor as energias, o próximo dia seria looongo...


segunda-feira, 22 de abril de 2013

So glad you came!

Foram 6 meses e 18 dias de distância. 199 dias de muita saudade. Quantas horas de conversa no Skype, milhões de mensagens no Facebook... Até que o destino (e as promoções de passagens) resolveram ser bonzinhos com a gente e finalmente o Guilherme veio me ver!
Depois de fazer uma contagem regressiva que parecia que não ia acabar nunca (os amigos do Facebook que o digam), o grande dia chegou! Nunca fiquei tão feliz ao entrar num táxi e poder falar: "L'Aéroport, s'il vous plaît!"
Tive 12 dias para apertar meu bebê, encher de carinho e sentir o cheirinho dele!


Esse tempo juntos também foi para eu poder mostrar um pouco da Tunísia para ele. E para ele sentir um pouco como é viver num país árabe!
No aeroporto, o choque! Imagina a gente, que vivia junto, ser separado por um oceano... No reencontro, não podia ser diferente do que abraços, beijos, lágrimas...e o aeroporto TODO parando para ver o casal espetaculoso no meio do saguão!Mas depois de muitos apertos, vamos aos passeios!
Meu serviço de guia turístico foi muito bom, modéstia à parte.

Vimos os pobres nas lanchas em Sidi Bou Saïd, escalamos ruínas em Carthage, exploramos vários cafés no Lac... Ele conheceu a Verônica e zuou o sotaque trilegal dela... Negociou MUITO na Medina (me arrependerei eternamente de não ter filmado esses momentos!) e me fez economizar bons dinares... Tirou fotos clandestinamente no Musée du Bardo.Viciou em Harissa (a pimenta ruim que eles pões em TODAS, absolutamente TODAS as comidas!)... Gastou o "francês" dele... E experimentou vários tipos de refris, cervejas e vinhos africanos.




E ainda nos aventuramos num fim de semana num destino inusitado: o Deserto do Saara! Mas isso merece um post especial!

E ele não podia terminar sua estadia sem ver uma manifestação! É, os funcionários da Tunisair (a companhia aérea que ele ia voar de Tunis até Paris) resolveram reivindicar melhores condições de trabalho JUSTO na hora do check-in dele! Resultado? O vôo dele atrasou e ele acabou perdendo o vôo de Paris para Porto. O pobrezinho teve que passar a noite vagando pelas nem um pouco charmosas ruas de Paris... Que pena, né?!

Ainda faltam uns meses até eu poder estar agarradinha com ele de novo, do jeitinho que era antes. Mas espero começar (de novo) a contagem regressiva logo! Enquanto isso, fico olhando as fotos e vídeos com a minha sempre companheira: a saudade!